(11) 2362-6620 | (11) 95721-5636 [email protected]

Ansiedade no trabalho: o que é e como controlar?

Com a alta competitividade do mundo corporativo, a ansiedade no trabalho tem se tornado cada vez mais comum. Sendo uma doença que afeta milhões de pessoas anualmente — estima-se que, somente nos Estados Unidos, mais de 40 milhões de pessoas sejam afetadas a cada ano —, está cada vez mais importante saber como controlar esse transtorno que pode afetar drasticamente a vida de um indivíduo.

No trabalho, os principais pontos que devemos nos atentar é a rotina e a demanda (ou pressão) que é colocada sobre os ombros dos funcionários. Outras questões pessoais que envolvem o estilo de vida também são fatores determinantes para o desenvolvimento dessa condição.

No post de hoje, nós falaremos sobre o que é a ansiedade e como você pode controlá-la com alguns passos simples que podem ser incluídos na sua rotina. Pronto para saber mais a respeito? Continue a sua leitura!

O que é a ansiedade?

A ansiedade é natural e inerente a cada ser humano. Ela é uma emoção normal que toda pessoa expressa durante a vida, em especial em momentos de dúvida ou de problemas cotidianos.

Apesar de comum e natural, essa emoção pode acabar se transformando em um problema quando a sua intensidade é exacerbada e a sua frequência passa a ser constante no dia de um indivíduo, principalmente quando ele não está sob nenhuma situação de risco ou que envolva um medo aparente.

Quando a ansiedade se torna crônica, respostas físicas podem acontecer, e é justamente nesse momento que uma pessoa pode começar a sentir os principais sintomas da doença, que envolvem desde batimentos cardíacos acelerados até tontura, vertigem, tensão muscular e formigamentos que tendem a acontecer nas extremidades do corpo.

Para aqueles que atingiram esse ponto, ressaltamos que é importante que seja feito um tratamento para que a qualidade de vida seja restaurada. A hipnoterapia, para essa situação, tem se mostrado eficaz para os indivíduos que sofrem da doença.

Sem tratamento, a ansiedade crônica pode levar à síndrome do pânico e a outras doenças como o transtorno de ansiedade geral (também conhecido como TAG).

Agora que você já sabe o básico sobre esse distúrbio, falaremos sobre quais são as principais causas da ansiedade no trabalho! Confira.

As principais causas no trabalho

No trabalho a ansiedade pode ter diversas causas. As principais são: prazos apertados, preocupação demasiada e o excesso de responsabilidade. Cada um desses pontos contribui para o surgimento do transtorno que, com o passar do tempo, afeta o rendimento profissional e até mesmo a qualidade de vida de um indivíduo.

Abaixo, nós falaremos como cada uma dessas causas pode agravar a sua ansiedade.

Prazos apertados

Prazos apertados, por natureza, são capazes de trazer uma resposta de ansiedade para qualquer indivíduo. Se falarmos de questões esporádicas, dificilmente essa circunstância pode ser capaz de criar algum efeito negativo na saúde mental de uma pessoa saudável.

Todavia, se os prazos apertados se tornarem repetidos e muito frequentes, certamente eles podem acarretar no desenvolvimento de um quadro de transtorno de ansiedade.

Essa ansiedade rapidamente passa a tomar conta da vida da pessoa e em poucas semanas ela pode desenvolver um quadro crônico ou clínico dessa doença.

Preocupação demasiada no trabalho

A preocupação demasiada talvez seja uma das causas menos arriscadas. É comum no mundo moderno as pessoas ficarem completamente preocupadas com o seu futuro dentro do quadro de funcionários e até mesmo com o seu futuro no mundo corporativo no geral.

Essa causa pode ser rapidamente tratada com uma psicoterapia. Inclusive, ressaltamos que provavelmente o indivíduo que sofre com esse tipo de preocupação excessiva no trabalho deve também sofrer com outras questões parecidas em outras áreas da sua vida.

O importante é ficar atento e observar quais são os momentos de maior preocupação para que você possa avaliar o seu caso.

Excesso de responsabilidade

O excesso de responsabilidade no trabalho também é outra causa “campeã” na indução de um quadro de ansiedade crônica. Profissionais que possuem mais de uma função ou que precisam cuidar de várias pessoas ao mesmo tempo em uma frequência diária são fortes candidatos a terem uma disposição ao transtorno de ansiedade.

Se a profissão envolver riscos à saúde, os riscos são ainda maiores. O preparo psicológico para desempenhar, seja qual for a função, deve ser levado em consideração e deve ser tido como prioridade para que a pessoa em questão diminua os riscos do transtorno. E falando no preparo psicológico, abaixo nós mencionaremos alguns dos principais hábitos que podem ajudar a controlar a sua ansiedade!

Hábitos poderosos para controlar a ansiedade no trabalho

Como você deve ter percebido, a ansiedade está fortemente relacionada ao estilo de vida de um indivíduo. Apesar de fatores genéticos também influenciarem no aparecimento e no desenvolvimento da doença, os hábitos ainda são uma das principais causas que agravam o transtorno de ansiedade.

Por essa razão, é de profunda importância saber como gerenciar a sua rotina para eliminar os maiores riscos dessa condição que afeta milhões de pessoas, especialmente quando falamos da rotina de trabalho. Veja algumas das nossas principais dicas logo abaixo!

Faça pausas curtas e regulares durante sua rotina

Trabalhar de maneira ininterrupta por longas horas pode ser prejudicial para seu rendimento profissional e principalmente para sua saúde. Pequenas pausas programadas durante o seu dia lhe darão mais disposição e mais energia para que você consiga enfrentar o seu dia.

O recomendado é que a cada uma hora de trabalho você faça uma pequena pausa de até 10 minutos. Esses pequenos momentos são o suficiente para diminuir o seu estresse e a sua ansiedade.

Defina suas prioridades

Não há nada pior do que ter dezenas de tarefas para serem realizadas durante o dia sem saber por onde começar, não é mesmo? No mundo corporativo isso é muito comum, principalmente em cargos que exigem que você gerencie o trabalho de outros colaboradores.

A dica aqui é que você faça uma lista de tudo aquilo que você precisa fazer com uma ordem de importância. Dessa forma, você alivia o seu estresse, aumenta sua produtividade e diminui exponencialmente a sua ansiedade, uma vez que você terá um maior controle sobre aquilo que é realmente importante no seu dia.

Elimine a procrastinação da sua vida

Todos nós protelamos alguma coisa. Isso é um fato da vida. Entretanto, assim como a ansiedade, quando passamos a procrastinar por longas horas é que esse fato “normal” se torna um verdadeiro monstro criador de estresse.

A solução para esse problema? Uma organização do seu local de trabalho e principalmente a criação de um hábito que aumente a sua eficiência na sua função. Normalmente, pequenas recompensas (como as pausas que citamos acima) são excelentes para que você trabalhe sem nenhuma interrupção! Não se esqueça de “blindar” o seu ambiente contra todas as distrações!

Faça uma atividade física antes ou após o trabalho

Por fim, não se esqueça que é de suma importância que você se exercite com frequência. Uma atividade física — seja ela qual for — é capaz de diminuir o seu estresse, seus níveis de ansiedade e melhorar a sua saúde e disposição para enfrentar a rotina semanal.

Escolha um esporte e procure praticá-lo algumas vezes na semana. Você rapidamente verá excelentes resultados na sua qualidade de vida!

Esse foi o nosso post de hoje sobre a ansiedade no trabalho! Esperamos que todas as suas principais dúvidas tenham sido solucionadas! Você sofre de ansiedade e está em busca de mais informações? Leia então o nosso post sobre os principais tratamentos para essa doença!

CUIDE DA SUA SAÚDE MENTAL

AGENDE UMA AVALIAÇÃO

A SIAHipnose na Mídia

Você pode gostar também:

O guia completo sobre fobia: causa, sintomas e tratamentos!

O guia completo sobre fobia: causa, sintomas e tratamentos!

A fobia é um medo descontrolado, meio irracional e que surge mediante situações, objetos, pessoas ou lugares que nem sempre representam perigo iminente. Pessoas fóbicas, quando se sentem inseguras — frente ao motivo de seus medos —, podem entrar em crise de pânico...