(11) 2362-6620 | (11) 95721-5636 [email protected]

Hipnose para depressão: como funciona e por que usar?

Muito se fala sobre as consequências da depressão, uma doença grave que compromete a vida pessoal e profissional do paciente. Mas o que muitos não sabem é que existem tratamentos que vão além da psicoterapia convencional e dos medicamentos. Quer um exemplo? A hipnose é uma alternativa muito eficaz para tratar a  depressão. Em diversos casos, ela pode ser mais rápida e eficaz. Quer entender como essa técnica funciona e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Então, não deixe de continuar a leitura!

Como funciona a hipnose?

A hipnoterapia é uma modalidade terapêutica, regulamentada pelos conselhos federais de medicina, psicologia, odontologia, fisioterapia e terapia ocupacional. Apesar de não parecer, é uma técnica simples, que leva a um estado de relaxamento: é o chamado transe, um estágio entre o sono e a vigília. O que acontece no corpo é uma diminuição da frequência cerebral e o aumento da concentração focada. O paciente entra em um estado modificado da consciência. Durante esse período, o hipnoterapeuta acessa o subconsciente do paciente, fazendo com que ele tenha percepções diferentes de eventuais memórias traumáticas, ou gerando transes que aumentem a percepção sobre as possibilidades que pode gerar em sua vida. Quando acessa a memória passada, que muitas vezes é a origem do problema, tem-se a possibilidade de rever o fato e encontrar uma maneira de superá-lo, através de procedimentos e métodos que conduzem à ressignificação do trauma. O método é tão eficaz que as mudanças podem ser notadas já nas primeiras sessões.

Quais são os mitos e as verdades sobre o assunto?

No passado, a hipnose já foi vista como uma técnica fraudulenta, pois foi muito explorada por charlatães e ilusionistas. Tanto que, até hoje, alguns pacientes se mostram resistentes a essa prática. Veja alguns exemplos de mitos e verdades sobre a hipnose:

  • pessoas de qualquer sexo e idade podem ser hipnotizadas;
  • o paciente não perde a consciência ou fala contra sua vontade durante o transe;
  • o transe não é um sono profundo, mas sim um estado de relaxamento, apropriado para as mudanças que o cliente/paciente queira realizar em sua vida;
  • é a própria pessoa que se hipnotiza: o hipnoterapeuta apenas orienta;
  • não é possível ficar “preso” na hipnose;
  • geralmente, o paciente se lembra de tudo o que disse durante a sessão.

Quais benefícios a hipnoterapia traz?

Apesar de a doença ser grave, o tratamento não necessariamente deve ser demorado ou complicado. E uma das grandes vantagens da hipnoterapia é a duração. Ou seja: a técnica tem obtido resultados muito positivos e em menos tempo do que outros tratamentos convencionais. Com a hipnose, muitas vezes, pode ser possível notar uma mudança completa com apenas 10 sessões. Um estudo da década de 1970, realizada pelo psicólogo norte-americano Alfred Barrios, constatou uma taxa de sucesso no tratamento com a hipnoterapia  de 93%  com um número médio de 6 sessões. A hipnose pode ser usada no tratamento de diversas doenças, traumas ou dificuldades, tais como:

  • depressão;
  • ansiedade;
  • síndrome do pânico;
  • fobias;
  • dermatites;
  • alcoolismo;
  • tabagismo;
  • estresse;
  • rinite alérgica;
  • obesidade;
  • transtorno obsessivo compulsivo;
  • síndrome do intestino irritável;
  • distúrbios sexuais;
  • dores crônicas;
  • gagueira;
  • falta de autoconhecimento;
  • bloqueios de aprendizagem;
  • falta de concentração;
  • etc, etc, etc…

Como usar a hipnose para tratar a depressão?

A depressão pode ocorrer devido a alterações neuroquímicas no cérebro. Trata-se de uma doença que vem acompanhada de diversos sentimentos, sensações e emoções, como a tristeza, a impotência e a falta de vontade. A autoestima fica baixa, a pessoa se sente muda o seu humor e, normalmente, busca o isolamento. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar delírios, alucinações e até pensamentos suicidas. Dificilmente uma pessoa vai conseguir reverter esse quadro sem a ajuda de um profissional. Por isso, geralmente, o tratamento é necessário. E, mesmo que haja a indicação do uso de medicamentos, a hipnose pode ser realizada conjuntamente e atuar como uma aliada no processo de recuperação. Por meio dela, o paciente analisará seus medos e/ou dificuldades de forma mais clara. É possível descobrir as causas da depressão e agir diretamente no problema. Depois que forem entendidas e trabalhadas, essas razões deixam de existir. Nesse momento, os hormônios começam a voltar ao normal e a mente torna a agir de forma mais equilibrada. O paciente também é incentivado a observar seu lado positivo e a analisar suas qualidades, mudando a forma como encara a vida e os problemas. É trabalhada a autoestima e a segurança. A pessoa passa a se conhecer melhor e aprende a lidar com seus sentimentos. O objetivo é fazer com que ela seja capaz de agir de forma diferente diante de situações que representavam um problema.

Como escolher um bom profissional?

O sucesso do tratamento não depende apenas do paciente, mas também do profissional que aplica as técnicas da hipnoterapia. Por isso, é importante tomar alguns cuidados na hora escolher a clínica ou o hipnoterapeuta que vai conduzir o processo. O primeiro passo, que é buscar o máximo de informações sobre o tema, você já está dando. Pesquise como a hipnose pode ajudar a resolver seu problema. Leia sobre como funciona a técnica e como são as consultas: quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será avaliar e reconhecer um bom profissional. Outra forma de ter certeza de que o hipnoterapeuta realmente é confiável é se informando sobre suas qualificações e  certificações. A internet é uma ótima ferramenta para isso. Faça buscas sobre a formação e, se possível, não deixe de buscar referências com outros pacientes. Depois de todas essas pesquisas, é hora de partir para uma consulta de avaliação. Não tenha medo ou vergonha de tirar todas as suas dúvidas — descreva seu problema, pergunte sobre o tempo de tratamento e alinhe suas expectativas. Sentir-se seguro e acreditar no profissional são fatores indispensáveis. A SIAH, por exemplo, é uma clínica especializada não apenas no atendimento com hipnose, mas também na formação de hipnoterapeutas. Todos os profissionais são reprogramadores mentais, ou seja especialistas em otimizar o funcionamento cerebral. Em outras palavras, eles ensinam o paciente a focar os pensamentos em resultados positivos. Se você busca um tratamento de hipnose para depressão, entre em contato conosco. 

Agende uma Avaliação Gratuita

Agora que você já sabe como funciona a Hipnose no tratamento de depressão, agende uma avaliação gratuita com um dos nossos profissionais preenchendo o formulário abaixo.

Você pode conferir a nossa participação no Programa “Como Será?” da Rede Globo e ver como funciona o nosso tratamento.

Avaliação Gratuita - Artigo Hipnose para depressão

CUIDE DA SUA SAÚDE MENTAL

AGENDE UMA AVALIAÇÃO

A SIAHipnose na Mídia

Você pode gostar também:

O guia completo sobre fobia: causa, sintomas e tratamentos!

O guia completo sobre fobia: causa, sintomas e tratamentos!

A fobia é um medo descontrolado, meio irracional e que surge mediante situações, objetos, pessoas ou lugares que nem sempre representam perigo iminente. Pessoas fóbicas, quando se sentem inseguras — frente ao motivo de seus medos —, podem entrar em crise de pânico...