(11) 2362-6620 | (11) 94674-4073 contato@sociedadedehipnose.com.br

A insegurança no volante é um problema que afeta todos os gêneros, idades, culturas e classes sociais. Por ser uma questão relacionada a fatores emocionais, descobrir como perder o medo de dirigir torna-se um grande desafio.

Apesar de ser uma questão bem abrangente, esse medo também pode adquirir certa especificidade. Alguns têm medo da violência do trânsito, outros de percorrer ladeiras, de estacionar ou de retirar o carro da garagem.

Nesse sentido, se você está em busca de soluções para vencer o medo de dirigir e gostaria de minimizar os impactos negativos causados por esse problema em sua rotina, seja bem-vindo a este artigo!

Boa leitura!

O que caracteriza o medo de dirigir?

O medo de dirigir — também conhecido como amaxofobia — pode surgir em decorrência de várias circunstâncias. Além disso, as características da vida contemporânea e o constante aumento do número de automóveis nas vias urbanas contribuem para aumentá-las.

Em linhas gerais, o senso de responsabilidade e os riscos envolvidos ao assumir a direção de um veículo são gatilhos comuns para a aversão ao automóvel. Somado a isso, os padrões de ansiedade colaboram com a acentuação dos traumas que podem agravar o medo.

Ele é mais evidente quando o condutor — ou condutora — se mostram excessivamente ansiosos, nervosos e inseguros pela exposição aos riscos de sofrer um acidente. Isso resulta no aumento da dificuldade de concentração e na incapacidade de executar as tarefas relativas à direção.

Tais fatores concorrem para a potencialização do medo e tornam a pessoa cada vez mais insegura e frágil só de pensar em assumir o volante. Diante disso, a busca por soluções que indiquem como perder o medo de dirigir é uma necessidade urgente. 

O primeiro passo para minimizar os reflexos desse problema é identificar os sintomas e as consequências que ele causa na rotina das pessoas que o enfrentam. Observe!

Principais sintomas

  • enjoo;
  • palidez;
  • tremores;
  • sudorese;
  • palpitação;
  • ansiedade;
  • falta de ar;
  • dor de barriga.

Principais consequências

  • descontrole emocional;
  • baixa autoestima;
  • isolamento social;
  • crise depressiva;
  • tristeza;
  • choro.

Por que o medo de dirigir é maior entre as mulheres?

Para as mulheres, a carta de habilitação tem quase o mesmo valor que as antigas cartas de alforria: significa liberdade e independência num sentido tão amplo que até a conotação do viés histórico atribuído a essas duas palavras possui certa similaridade.

No entanto, muitas mulheres têm habilitação, mas não conseguem retirar o carro da garagem. Assim, a insegurança ao enfrentar o trânsito é bem mais evidente na classe feminina, pois as mulheres já representam 75% das pessoas que têm medo de dirigir, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (ABMT).

Esse medo está associado a fatores como o desrespeito no trânsito, a falta de incentivo dos próprios companheiros e o preconceito de gênero. A violência no trânsito também influencia bastante, já que o “sexo frágil” nem sempre consegue se impor mediante eventuais conflitos.

Mas a boa notícia é que — assim como as outras pessoas que enfrentam esse problema — as mulheres sabem que é possível vencer o medo de dirigir por meio de técnicas específicas.

Para tanto, basta procurar ajuda e superar os desafios de uma questão que ultrapassa os limites do medo e recai sobre uma vertente emocional: o controle da ansiedade é fundamental para superar esse problema.

Quais as melhores alternativas para superar o medo de dirigir?

Algumas medidas podem ser úteis para controlar a ansiedade e desenvolver a estabilidade emocional necessária para assumir — com segurança — o controle de um veículo. Confira as mais importantes!

Fazer aulas específicas para quem tem medo

Uma boa opção para superar o desafio de enfrentar o volante é fazer aulas específicas em empresas especializadas. Elas mantêm o foco na capacitação do ensino para quem luta contra a insegurança ao dirigir e, nessa circunstância, precisa de apoio.

Em geral, esses serviços são direcionados àqueles condutores já habilitados, mas que têm medo de dirigir ou ainda estão despreparados para enfrentar os desafios que envolvem o trânsito nas grandes cidades. Mas algumas escolas aceitam iniciantes também.

Os especialistas nessa área mantêm o foco em métodos de direção defensiva, e a maioria deles têm vasta experiência para lidar com alunos emocionalmente inseguros.

Evitar dirigir perto de pessoas estressadas

Quem tem medo de dirigir fica apreensivo diante de qualquer adversidade, ainda que não represente problemas. Assim, estar confortável enquanto dirige é fundamental para conseguir desempenhar corretamente os comandos necessários.

Como a boa condução não combina com situações conflitantes, evite dirigir ao lado de pessoas impacientes e estressadas. Quem está tentando superar problemas relacionados ao trânsito precisa focar em aspectos favoráveis — e positivos — para alcançar seu objetivo.

Valorizar as conquistas

Pense positivamente e celebre cada conquista. Se hoje você dirigiu certinho — e sem medo — por um percurso maior que no dia anterior, encare isso como uma vitória. Cada novo trajeto realizado é uma importante conquista que deve ser vista como um degrau a mais nessa escalada tão desafiadora.

Praticar o máximo que puder

Para, finalmente, ter coragem para encarar as ruas e se livrar dessa fobia, algumas sugestões podem ser valiosas. Por isso, considere pegar o carro em um dia tranquilo: treine em uma manhã de domingo quando a rua estiver menos movimentada.

Dessa forma, você perceberá que a ansiedade será dissipada e o ato de dirigir ficará automático e natural. Pratique aos poucos: comece dirigindo alguns minutos e vá aumentando o tempo. Mas não dirija sozinho: escolha alguém paciente e tranquilo para sentar ao seu lado e orientá-lo, caso precise.

Como perder o medo de dirigir utilizando a Hipnose?

Umas das melhores alternativas para superar a insegurança ao dirigir é o tratamento com hipnoterapia. Porém, primeiramente é necessário admitir que o medo existe e ter a plena consciência de que é preciso buscar ajuda profissional para solucionar o problema.

A hipnose permite a utilização de técnicas não invasivas que podem promover a reprogramação mental e condicionar, ao longo do tratamento, outra visão do problema. Permite ainda a promoção de novas reações emocionais com vistas à recuperação do paciente.

Confira no vídeo abaixo como ela perdeu o medo de dirigir em apenas 1 sessão:

Por fim, conhecer os benefícios da hipnose é essencial para condicionar à prática da direção sem medo. Essa técnica pode assegurar maior viabilidade de soluções, tendo em vista a complexidade dos efeitos emocionais e físicos resultantes desse problema.

Assim, encontrar formas de como perder o medo de dirigir é fundamental para favorecer o bem-estar e resgatar o equilíbrio emocional do contingente populacional que enfrenta esse desafio.

Agora que já sabe como perder o medo de dirigir, não perca tempo: entre em contato com a SIAH e Agende uma Avaliação Gratuita com um dos nossos profissionais!

Escolher
Mais informações?
Olá!
Como podemos te ajudar?
Escolha com qual equipe deseja conversar: