(11) 2362-6620 | (11) 95721-5636 [email protected]

Tratamento inédito usa hipnose para reduzir dor de pacientes com câncer

Um tratamento inédito em um hospital público de Brasília: hipnose para reduzir a dor de pacientes com câncer. Experimento é feito em uma pesquisa de doutorado, em um hospital público de Brasília.

Os estudos sobre uso da hipnose para aliviar dores começaram nos Estados Unidos ainda na década de 1950. Os médicos explicam que é possível, com a hipnose, acionar a produção de substâncias que o corpo produz naturalmente e que tem uma ação analgésica, diminuem a dor.

A cabeleireira Anídia Santos passou por duas cirurgias para retirar o câncer: uma no estômago e outra nos ovários. Agora ela luta contra as dores do tratamento. E encontrou na hipnose um alívio. “Já me arrumo, vou para a igreja. Já cuido da casa, dos meus filhos. Totalmente diferente. Não estou mais com dor”, afirma.

Antes ela não fazia ideia do que é ser hipnotizada. Os pacientes deitam na maca ouvindo uma música de fundo e a voz suave do hipnólogo, que faz com que eles se concentrem e fiquem em um estado de semi consciência.

“É o estado onde o paciente está mais suscetível às mudanças. Então ele consegue alterar os sintomas e manter quando consciente essa alteração. Por isso a gente trabalha dentro desse estado”, diz o hipnólogo Gil Montenegro.

O atendimento é feito no maior hospital da rede pública do Distrito Federal. Mas não é oferecido pelo SUS. Faz parte de uma tese de doutorado sobre os efeitos da hipnose no tratamento das dores, da ansiedade e depressão em pacientes com câncer.

A hipnose é complementar ao tratamento do câncer. Os pacientes têm que continuar tomando os remédios e indo às consultas com os especialistas. “Os pacientes têm relatado melhora nos sintomas, principalmente no sintoma dor e principalmente a curto prazo. Então a gente tem tido retorno positivo desses pacientes”, afirma a médica Patrícia Ribeiro.

As sessões de hipnose duram 30 minutos. O seu Francisco teve que tirar parte da laringe por causa do câncer. Ele não pode falar. Mas quando termina a sessão, mostra que está satisfeito com os resultados.

Já existem estudos também para uso da hipnose como uma forma de ajudar a combater dores crônicas, enxaquecas e até dores de dente.

Fonte: Globo.com


BannerAtendimento- FaceAds1 (1)

CUIDE DA SUA SAÚDE MENTAL

AGENDE UMA AVALIAÇÃO

A SIAHipnose na Mídia

Você pode gostar também:

Hipnose para ansiedade: como funciona?

Hipnose para ansiedade: como funciona?

Muitas pessoas costumam procurar a hipnose clínica ou então a hipnoterapia, como também é conhecida, após diversas tentativas de tratamentos sem sucesso. Pois saiba que essa técnica deveria ser uma das primeiras opções, tanto pela eficácia quanto pela rapidez de...

Os 10 tipos de fobia mais comuns

Os 10 tipos de fobia mais comuns

O medo nos acompanha durante todas as fases da vida. Não importa se você é uma das pessoas mais valentes do mundo, em algum momento, todos nós sentimos medo. Pode ser de um objeto, um animal, uma pessoa ou situação. É perfeitamente normal. Só que quando esse...

Ansiedade no trabalho: o que é e como controlar?

Ansiedade no trabalho: o que é e como controlar?

Com a alta competitividade do mundo corporativo, a ansiedade no trabalho tem se tornado cada vez mais comum. Sendo uma doença que afeta milhões de pessoas anualmente — estima-se que, somente nos Estados Unidos, mais de 40 milhões de pessoas sejam afetadas...