(11) 2362-6620 | (11) 94674-4073 contato@sociedadedehipnose.com.br

Problemas como ansiedade, síndrome do pânico e estresse acabam afetando a nossa qualidade de vida e, consequentemente, a produção no ambiente de trabalho. No dia a dia profissional, traumas nos impedem de cumprir prazos e urgências que exigem de nós uma postura proativa e antenada.

É nesse cenário que é preciso entender o seguinte: boa parte de uma performance bem-sucedida no trabalho não está ligada apenas a sua capacidade técnica, mas principalmente a fatores relacionados a motivação, autoconfiança e bem-estar.

É aí que a hipnose corporativa se mostra uma estratégia valiosa. Os estudos sobre o subconsciente aplicados aos setores de marketing, venda, contábil e tantos outros podem representar um marco na harmonia das equipes e na saúde financeira de um negócio.

Por isso, separamos os principais benefícios da hipnose corporativa neste artigo. Confira:

Competências X Comportamentos

Uma pesquisa da Revista Você S/A aponta que os funcionários de uma empresa são contratados por suas competências e demitidos por seus comportamentos.
Traduzindo isso em números, 87% dos funcionários demitidos são dispensados levando-se em conta comportamentos inadequados ou incompatíveis com a cultura ou modelo mental dominante na empresa. Isso equivale a dizer que a falta de inteligência emocional é a principal causa das demissões trabalhistas.
A hipnoterapia é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento da inteligência emocional, através do controle natural do estresse e do desenvolvimento da concentração e foco, gerando novas habilidades, mais adequadas ao meio ao qual o indivíduo que se adaptar.

Resiliência

Segundo Valdecy Carneiro – psicólogo, hipnoterapeuta e especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP – a resiliência é a capacidade de não se deformar, não se perturbar, não se corromper e não se contaminar. Em suma, é a capacidade de manter a sua estabilidade essencial, não se deixando ser distorcido pelo meio ambiente e pelas manipulações alheias.
Carneiro desenvolveu uma técnica, chamada Centramento Resiliente, com a qual é possível instalar no indivíduo a capacidade de resiliência, por um processo de ancoragem. Âncoras são estímulos neuro-associados que resgatam estados emocionais, sentimentos e mesmo memórias.
Cada vez mais o meio corporativo cobra de seus colaboradores a capacidade de ser resiliente e a hipnoterapia tem um papel importante no desenvolvimento dessa capacidade.

Aumento da confiança

Saber lidar com clientes, fornecedores e funcionários da equipe e tomar decisões podem ser tarefas estressantes e que exigem muito autocontrole e confiança. No entanto, é comum que desânimos, medo da rejeição e receios representem barreiras na realização bem-feita dessas atividades.

Mas, por meio de sessões de hipnoterapia, os integrantes de uma equipe podem acessar mais facilmente o seu subconsciente e aderir a sugestões positivas que para que sejam reproduzidas nas atitudes cotidianas.

Quando o subconsciente aceita uma ideia, ela é reproduzida natural e imediatamente pelo corpo. Dessa forma, mediante a prática diária de atividades bem-feitas, a satisfação e conforto tornam-se sensações cada vez mais comuns. Isso repercute diretamente no desempenho da equipe e nos resultados da empresa.

Apresentações corporativas para promover um produto ou serviço a grandes instituições, por exemplo, são situações comuns a muitas empresas. Nessas ocasiões, é evidente que, além de preparo técnico, transmitir confiança durante a apresentação e promoção de um produto ou serviço pode ser relevante na hora de fechar negócios.

Aprimoramento do clima organizacional

Existem diversas formas de melhorar o clima organizacional de uma equipe de funcionários. Muitas empresas optam por melhorar os salários, aumentar os benefícios ou procurar oferecer várias gratificações.

Essa preocupação não é à toa: a comunicação interna é o ponto-chave de uma equipe proativa. Nesse sentido, a hipnose corporativa se mostra como a maneira mais profundamente efetiva de aprimorar essa relação.

Em um estudo publicado na revista Cerebral Cortex, em julho de 2017, pelo psiquiatra David Spigel, foi comprovado que o estado de hipnose provoca conexões reduzidas entre o córtex pré-frontal dorsolateral e a rede neural, o que por si facilitaria a concentração.

Essa diminuição representa uma desconexão entre as ações de uma pessoa e a sua consciência direta sobre essas ações. Ou seja, quando você está totalmente envolvido, as atitudes não são pensadas, apenas praticadas de maneira natural.

A partir dessa constatação, é possível compreender melhor a atuação da hipnose corporativa no clima organizacional: fazer com que a comunicação harmoniosa entre os funcionários seja reproduzida em atitudes naturais no cotidiano de trabalho.

Aumento da produtividade

A procrastinação é uma barreira que afeta muitas pessoas na realização de atividades diárias. No ambiente de trabalho, não é diferente: essas ações são um reflexo que compromete os prazos e resultados esperados de um funcionário.

O foco mantém uma relação proporcional com a produtividade. Ou seja, quanto maior for o foco, maior será a produtividade. Por isso, é importante se concentrar nesse primeiro aspecto para otimizar o tempo de serviço dos integrantes da equipe.

É desse modo que a hipnose corporativa pode aumentar a produtividade de uma empresa. A pesquisa do psiquiatra David Spigel, citada anteriormente, também ajuda a entender melhor essa atuação.

No estudo, também foi observada uma diminuição da atividade do giro do cíngulo anterior, parte da rede neural cerebral, durante o estado de hipnose.

Sabendo que essa região é responsável pela atenção ao ambiente externo, foi comprovado que o estado de hipnose permite uma imersão maior em uma determinada atividade. Ou seja, aumento do foco e, consequentemente, da produtividade das pessoas.

Redução do estresse

É fato que a vida pessoal está diretamente ligada ao desempenho no ambiente de trabalho. Quando problemas acontecem em um dos âmbitos, o outro também é afetado.

Mas saber separar questões pessoais, como problemas no relacionamento amoroso, estresse com a família ou discussões com amigos, das questões profissionais é uma tarefa árdua para muitas pessoas.

Quando o impasse não é externo, os problemas entre os funcionários podem criar um ambiente conflituoso e desarmônico, o que sabidamente não favorece a boa performance profissional.

Por isso, é muito importante contar com a ajuda da hipnose corporativa para explorar condições mentais que favoreçam o relaxamento e foco dos funcionários. Na fase de indução das sessões de hipnose, o indivíduo ao aprender a entrar em um estado de transe, poderá criar caminhos neurais que reavivam ou conduzam a sensações de paz, calma e tranquilidade.

No processo de aprofundamento dessa sensação, é possível se comunicar de forma direta com o subconsciente, de modo a enviar sugestões verbais e não verbais para realizar as mudanças pretendidas, que podem estar relacionadas à redução do estresse.

No entanto, antes de escolher uma empresa que ofereça o serviço de hipnose corporativa, é recomendado seguir alguns cuidados:

As sugestões acima são indispensáveis no momento de fazer a escolha. A hipnose é uma prática que está ganhando fama no Brasil, por isso, todos os cuidados precisam ser considerados.

Desconfie de profissionais e empresas que cobram muito barato ou prometem curar problemas. Apenas um serviço psicoterapêutico seguro e transparente garante bons resultados. A Hipnose nada mais é que uma estratégia eficaz de aprendizagem: as pessoas aprendem a usar sua neurologia de maneira efetiva e conseguem ser mais saudáveis e, também, como consequência dessa aprendizagem, conseguem melhorar suas performances.

Portanto, a hipnose corporativa se mostra uma alternativa benéfica em vários sentidos nas relações internas de uma empresa. Encarar os problemas do cotidiano profissional pode ser uma ação muito mais fluida e tranquila quando tratada tomando como base a mente humana.

É importante lembrar que quando a hipnose é utilizada no meio corporativo, como um benefício concedido pela empresa aos seus colaboradores, mesmo sendo a empresa a tomadora dos serviços especializados, tudo o que o colaborador relatar ao Hipnoterapeuta é tratado dentro do sigilo profissional.

Gostou do artigo? Então entre em contato conosco, da Sociedade InterAmericana de Hipnose (SIAH), e conheça o nosso serviço de Hipnoterapia Corporativa. Conte com o auxílio de quem é referência na América Latina e até na Europa no tratamento clínico com hipnose!

Escolher
Mais informações?
Olá!
Como podemos te ajudar?
Escolha com qual equipe deseja conversar: