(11) 2362-6620 | (11) 94674-4073 contato@sociedadedehipnose.com.br

O tratamento de fobias com hipnose é uma das melhores alternativas para superar os problemas associados à essa condição clínica tão preocupante. Um dos maiores erros — e que pode evoluir para a forma mais grave da doença — é quando a pessoa confunde fobia com medo e tenta se tratar sozinha.

Diferentemente do medo, a fobia é caracterizada por um pavor persistente e descontrolado. Está relacionada a alguma coisa, animal, local ou situação, como andar de avião ou dirigir, por exemplo. Nesses casos, quando o problema foge ao controle, o ideal é procurar soluções por meio de alternativas  como tratamento de fobias com hipnose.

Portanto, conheça as formas de atuação da Hipnoterapia no combate às fobias e descubra a importância das técnicas de hipnose na superação dessa doença. Boa leitura!

O que causa a fobia?

Algumas pessoas confundem medo com fobia. No entanto, a fobia é caracterizada por um medo exagerado devido às situações embaraçosas ou associada à crises de pânico. Logo, o que causa a fobia é um fator associado a algum trauma ou experiência individual negativa que o indivíduo teve em relação ao problema que gerou a fobia.

Como essa questão não se resolve sozinha, as fobias devem ser tratadas por um profissional capacitado e experiente na área. Além da fobia social, que é o medo de falar em público ou de ficar sozinho em grandes multidões, há outras fobias bastante comuns. Confira a seguir alguns exemplos:

  • claustrofobia: medo de lugares fechados;
  • aerodromofobia: medo de avião;
  • farmacofobia: medo de remédios;
  • demofobia: medo de gente;
  • amaxofobia: medo de dirigir;
  • aracnofobia: medo de aranha;
  • hemofobia: medo de sangue;
  • odontofobia: medo de dentista;
  • espectrofobia: medo de fantasmas;
  • acrofobia: medo de altura;
  • hidrofobia: medo de água;
  • escalafobia: medo de escada rolante.

Quais tipos de fobias podem ser tratados com hipnose?

Todas as fobias acima descritas e as demais que não figuram nessa lista podem ser tratadas pelas técnicas de hipnose. As fobias já estão alocadas entre os problemas psicológicos mais comuns, cujas estatísticas têm preocupado a saúde pública.

A pessoa que sofre desse mal precisa ser auxiliada por um profissional que ofereça o tratamento com hipnoterapia — terapia com o uso das técnicas de hipnose —, já que resulta em melhora imediata dos sintomas da doença.

Realizada por um hipnoterapeuta com larga experiência no ramo, a terapia com hipnose é um método totalmente seguro. Para maior tranquilidade do paciente, o primeiro passo é uma prévia avaliação feita por profissionais competentes e devidamente especializados.

Durante a consulta, o profissional faz uma análise de qual método será empregado para a recuperação do estado psicológico do paciente. A utilização de técnicas específicas de hipnoterapia leva à reprogramação mental necessária ao tratamento, adequado para vencer os desajustes emocionais típicos da fobia.

Quais os benefícios do tratamento de fobias com hipnose?

Alguns profissionais associam a fobia ao estado de angústia — ou a transtornos fóbico-ansiosos — cuja dimensão é tão preocupante que a pessoa não consegue ter domínio sobre a situação. O medo descontrolado causa uma grande ansiedade que gera insegurança mediante condições relacionadas ao problema, ainda que seja real ou apenas imaginário.

Nesse sentido, é preciso conhecer o papel da Hipnoterapia e seu impacto positivo no tratamento de fobias. São utilizadas técnicas capazes de identificar as causas ou o que deflagra o transtorno e como tratá-las por meio de um procedimento seguro e eficaz.

O tratamento de fobias com hipnose funciona porque age na raiz do problema: busca as causas/gatilhos do transtorno nos fatos ocorridos na vida do paciente. O hipnoterapeuta analisa os traumas de infância e até mesmo as experiências mais temidas que ficaram resguardadas no subconsciente dele, motivo pelo qual ele evita o enfrentamento.

Assim, em poucos dias ou semanas, a pessoa recupera o seu estado psicológico e volta ao estágio emocional anterior à experiência traumática que gerou a fobia. Um dos maiores benefícios da Hipnoterapia é que o controle da ansiedade — e a segurança ao lidar com o problema — já é perceptível nas primeiras sessões.

Por meio das técnicas utilizadas na hipnoterapia, o profissional acessa o subconsciente da pessoa e anula as ligações com a fobia. Desse modo, há o resgate das emoções positivas e a tranquilidade necessária ao bem-estar e à qualidade de vida no cotidiano.

Por que é tão importante escolher um tratamento adequado para fobias?

A pessoa que enfrenta sensações de medo, crises de pânico ou episódios de fobias pode comprometer seriamente a vida social e profissional e ainda ter graves problemas de saúde mental e física.

O tratamento de fobias por meio de alternativas como a hipnose é fundamental para ajudar o paciente a focar na superação do problema e nas questões que o desafiam constantemente. Esse tipo de terapia também o ajuda a descobrir alguns sentimentos e memórias dos quais ele não tem controle.

Um dos piores sintomas — e que pode ser solucionado pela hipnose — é a libertação do pavor irracional e persistente. Isso porque a pessoa, quando dominada pelo medo incontrolável, torna-se incapaz de vencê-lo. Tal condição caracteriza a fuga típica que leva o paciente a evitar, ao máximo, qualquer forma de relação ou de contato com o motivo de sua fobia.

Sem o adequado tratamento e atenção ao problema, as fobias causam a má qualidade de vida e a perda de diversas oportunidades, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Há relatos, inclusive, de casos de profissionais que abandonaram seus empregos e ainda se afastaram totalmente da família e dos amigos.

Esse isolamento social pode ocorrer mediante distúrbios emocionais ou psicológicos e resultar em danos ainda maiores: evoluir para depressão, crises de pânico, insônia e desajustes mentais que podem chegar ao extremo de desenvolver pensamentos ou atitudes suicidas.

Diante disso, o indivíduo com sintomas fóbicos deve se conscientizar e buscar ajuda profissional o quanto antes. O tratamento de fobias com hipnose é o caminho mais indicado para superar a doença e evitar que ela atinja níveis elevados e evolua para questões mais sérias ou irreversíveis.

Agora que você já conhece mais sobre o tratamento de fobias com hipnose, entre em contato com a SIAH e conheça outros benefícios da Hipnoterapia! Até a próxima.

Escolher
Mais informações?
Olá!
Como podemos te ajudar?
Escolha com qual equipe deseja conversar: