(11) 2362-6620 | (11) 94674-4073 contato@sociedadedehipnose.com.br

Você tem desejado um dia com mais de 24 horas? Tem faltado tempo para a academia ou aquele curso que ficou de lado há meses? Acredite, está na hora de rever seus hábitos. Com algumas atitudes simples, é possível fazer sua rotina render muito mais. Está disposto a tentar? Então aprenda como ser mais produtivo! Boa leitura!

Você conhece a regra 80/20?

É impossível falar em produtividade sem mencionar a regra 80/20 — ou a Lei de Pareto, como também é conhecida. Se você já conhece, não deixe de colocá-la em prática. Caso nunca tenha ouvido falar, preste atenção, pois é o segredo para trabalhar melhor e em menos tempo.

A regra 80/20 foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto, em 1906, e diz o seguinte: 80% dos resultados que alcançamos são consequência de apenas 20% dos esforços empregados. Ou seja, é uma regra universal que mostra que os menores investimentos geralmente rendem os maiores resultados.

Por isso, antes do passo a passo de como ser mais produtivo, desafiamos você a aplicar essa regra no cotidiano. Identifique quais tarefas do seu dia podem render maiores resultados e foque nelas. O que apresenta poucas chances de ser revertido em benefícios, descarte! Diminua a quantidade de atividades e invista seu tempo no que realmente importa.

Como ser mais produtivo?

Definir as atividades mais importantes e que podem render bons resultados é essencial, mas não o suficiente. Existem diversos outros fatores que ajudam a otimizar a rotina. Por exemplo, para ser uma pessoa mais produtiva, é indispensável a organização. Quando você sabe onde encontrar as informações, os objetos e as pessoas, tudo se torna mais simples e rápido. Esse é o primeiro passo para não perder tempo.

Quer outro exemplo? Você costuma ir para o trabalho de carro e perde horas no trânsito? Que tal optar por um transporte alternativo e aproveitar esse tempo para agilizar as tarefas pelo telefone ou tablet? Assim como essas, existem outras dicas básicas que ajudam a compor a base para tornar o dia a dia mais eficiente. Por isso, repense os seus hábitos e observe o que pode ser ajustado para agilizar cada processo.

Para ajudá-lo nessa missão, listamos 6 dicas que transformarão sua rotina. Veja quais são!

1. Planeje seu dia com antecedência

Na noite anterior, faça uma lista de tarefas. Defina o horário e o tempo que deseja empregar para cada uma delas. Use esse planejamento para guiar a sua rotina. Conforme for realizando-as, você se sentirá mais motivado. Assim, fica mais difícil esquecer ou perder tempo com algo que não seja realmente importante.

2. Tenha uma agenda

Ela pode ser virtual, no celular, no computador ou aquela tradicional, de papel mesmo. O importante é manter as informações sobre seus compromissos centralizadas em apenas um local.

3. Defina prioridades

Vamos supor que você tenha dez tarefas para realizar em um dia. Escolha quais são as mais importantes e tente iniciar por elas. Dessa forma, será difícil faltar tempo para realizá-las. Além disso, ao eliminar as tarefas mais pesadas, seu dia terminará mais leve. Experimente!

4. Faça uma tarefa por vez

Muitas vezes, as pessoas pensam que realizar diversas coisas ao mesmo tempo é sinônimo de produtividade. Cuidado! Ao fazer isso, você não estará focado. A atenção é distribuída, e as chances de ter que refazer todo um trabalho são bem maiores. Portanto, foque no que for prioridade e faça apenas uma coisa de cada vez.

5. Evite as distrações

Enquanto estiver executando uma atividade, desligue o celular, a televisão e evite conversar sobre outros assuntos. Elimine tudo que possa tirar a sua concentração e tornar a tarefa ainda mais demorada.

6. Identifique seu horário de maior produtividade

Algumas pessoas costumam ser mais ágeis e produtivas durante a manhã. Outras preferem trabalhar à noite. Identifique qual é o melhor horário para você e tire proveito disso. Por exemplo, se sua cabeça funciona melhor pela manhã, tente dormir mais cedo. Assim, você descansará o suficiente e, certamente, acordará mais disposto.

Quer mais algumas dicas?

Seguindo esses seis passos que listamos acima, você já notará uma grande diferença na sua rotina. No entanto, para que você consiga realizar todas as tarefas do dia de uma forma ainda mais prazerosa, siga estas outras recomendações!

Faça pequenas pausas

Não deixe de fazer pequenos intervalos. Por exemplo, se você precisa trabalhar na montagem de uma apresentação longa, que consumirá duas horas do seu dia, faça paradas de 15 minutos a cada hora. Tome um cafezinho, descanse os olhos, mude de ambiente. Esses “respiros” são importantes para manter sua energia em alta. Mas atenção ao tempo da pausa: mais de quinze minutos pode dificultar a concentração ao retomar a tarefa.

Tire férias

Chega um momento em que o corpo e a mente precisam relaxar e ser recompensados por todo o esforço. Pode até parecer clichê, mas não deixe de tirar férias. Elas são indispensáveis para que você consiga manter um bom desempenho durante todo o ano. Uma dica bacana é “quebrar” as férias em dois períodos de quinze dias durante o ano.

Cuide da saúde da sua mente

Evite pensamentos negativos. Foque nos seus objetivos e mentalize apenas coisas boas. Lembre-se: positividade atrai positividade. É importante também controlar a ansiedade. Quando se tem muitas atividades a serem realizadas, é comum ficar nervoso e, com isso, aumentam as chances de tomar decisões precipitadas. Por isso, reserve uma hora do dia para praticar atividades prazerosas, como corrida, academia ou encontrar amigos.

Não esqueça da saúde do seu corpo

Evite dormir poucas horas à noite. Seu corpo precisa descansar. Dormindo melhor, você estará mais disposto para realizar as tarefas diárias durante o dia. Também é importante não descuidar da alimentação. Tome um bom café da manhã ao acordar e respeite as pausas para almoço, lanche e jantar. Assim como uma boa noite de sono, seu corpo precisa de energia para realizar todas as tarefas.

E uma última dica é evitar, ao máximo, a procrastinação. Principalmente, quando se trata de assuntos relacionados à sua saúde. Alguns problemas, como depressão e traumas, podem comprometer a vida social e profissional. Nunca deixe de buscar tratamento.

Gostou das dicas de como ser mais produtivo? Continue a visita ao blog e descubra tudo sobre a síndrome do pânico — um transtorno que pode impedir uma pessoa de realizar tarefas simples do dia a dia.

Escolher
Mais informações?
Olá!
Como podemos te ajudar?
Escolha com qual equipe deseja conversar: