(11) 2362-6620 | (11) 94674-4073 contato@sociedadedehipnose.com.br

Diante da popularização do acesso às viagens aéreas, investir em medidas que ajudem a minimizar a sensação de insegurança e a entender como perder o medo de avião é uma urgente necessidade. Mesmo que o transporte aéreo seja um dos mais seguros do planeta, o medo de voar ainda é muito comum.

Viajar de avião é a forma mais rápida, econômica e segura de se deslocar entre locais distantes. Nesse sentido, é fundamental encontrar alternativas para superar o medo de voar, pois isso pode impactar negativamente na vida pessoal e profissional de muitas pessoas.

Nesse contexto, selecionamos importantes sugestões para reduzir esse tipo de medo, combater a ansiedade e tornar a viagem de avião mais agradável e tranquila.

Boa leitura!

A importância de fortalecer o controle mental 

Fortaleça a sua mente e direcione os pensamentos para algo positivo e que sinalize o bem. Antes e durante a viagem, o ideal é priorizar o domínio emocional para não dar espaço para a negatividade.

Manter o controle mental é essencial para dissipar a ansiedade e vencer o medo. Além disso, tente se ocupar durante a viagem: desviar a atenção do fato de estar a bordo de um avião diminui o estresse e a instabilidade emocional.

Percebe-se, então, a importância de adotar uma postura diferente e positiva para que o medo e a ansiedade não exerçam domínio sobre as emoções. Tendo isso em vista, encare essas sensações como desafios possíveis de superação.

As melhores formas de superar o medo de voar

Há várias formas de evitar os transtornos fóbicos, combater o medo de andar de avião e viajar de forma mais tranquila. Pensar positivamente e se preparar mentalmente para a viagem ajuda a superar a ansiedade que provoca tanta insegurança.

Assim, convém buscar informações sobre o funcionamento das aeronaves e conferir algumas estatísticas de acidentes nos transportes aéreos: verá, por exemplo, que os índices são mínimos e que 2017 foi apontado como o ano mais seguro da história da aviação.

Comece a relaxar quando estiver a caminho do aeroporto. Focalize a atenção em outras coisas, ouça uma música relaxante ou procure conversar sobre assuntos diferentes. Quando chegar ao aeroporto, evite a ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos que podem provocar mal-estar.

Mantenha o foco no controle da ansiedade a fim de assegurar a tranquilidade de sua viagem. Priorize o preparo antecipado e evite situações que possam disparar o gatilho do medo e da instabilidade emocional.

Para tanto, confira as sugestões destacadas adiante e veja como cortar as asas do medo e voar tranquilamente. Acompanhe!

1. Arrumar a mala com antecedência

Arrumar a mala é o primeiro sinal de que a data da viagem se aproxima e, normalmente, esse trabalho traz muita alegria e contentamento. No entanto, para quem precisa encontrar meios de como perder o medo de avião, ajeitar a bagagem pode não ser tão simples assim.

Mas diante da necessidade de solucionar um problema, é preciso aprender a transformar as dificuldades em oportunidades de solução. Para tanto, convém adotar uma postura diferente e positiva a fim de dominar a tensão causada pelo medo de voar.

Tendo isso em vista, a melhor opção é cuidar para deixar as malas prontas alguns dias antes. Isso ajuda a fortalecer o controle emocional, além de evitar o estresse e as preocupações excessivas por deixar essa tarefa para a última hora.

2. Combater a fobia

Evitar filmes com histórias tristes e programas que possam aumentar a tensão nos dias que antecedem o voo é essencial para atenuar o medo, a fobia e seus sintomas. Além disso, procurar saber mais sobre a manutenção dos aviões é um ponto importante nesse processo.

Tenha em mente que é comum ocorrer eventuais turbulências, mas lembre-se que os aviões modernos são fabricados com excelentes materiais e recursos de alta tecnologia. Desse modo, as aeronaves estão preparadas para suportar fortes turbulências e eventuais problemas que surgirem.

3. Fazer viagens curtas

Para quem está numa fase de superação do medo de voar, o ideal é se programar para fazer viagens curtas. Pelo menos no início, essa opção pode ajudar bastante na superação da insegurança de viajar de avião.

4. Usar roupas e calçados confortáveis

O desconforto causado pelo medo de voar  já é o bastante para gerar incômodo e mal-estar durante a viagem. Todavia, há algumas formas simples de amenizá-lo: escolha calçados e roupas confortáveis e veja como isso pode proporcionar mais tranquilidade e bem-estar a bordo.

Para minimizar as impressões negativas resultantes do medo de altura, cuidar da alimentação antes e durante o voo também é fundamental. A natural alteração hormonal pode provocar ânsia, náuseas e desajustes intestinais.

Então, prefira alimentos leves e que tenha costume de consumir normalmente. Dessa maneira, você estabelecerá condições para dominar o medo e tornar a sua viagem agradável.

5. Viajar com amigos

Uma excelente alternativa é planejar voos com amigos ou com grupos de viagens programadas. Se você está buscando meios de realizar a sua primeira viagem, consulte uma agência de turismo e peça sugestões de viagens coletivas.

Essa é uma excelente opção para ultrapassar as barreiras: de modo seguro, você poderá vencer o medo, conhecer novas pessoas e diferentes lugares, concorda?

6. Criar uma expectativa positiva

Criar uma expectativa positiva é um importante passo para transpor diferentes barreiras. Treine a sua mente para esperar o melhor: alimente pensamentos positivos, use a imaginação e visualize uma viagem maravilhosa e sem nenhum contratempo.

Procure dormir bem na noite anterior à viagem. Em casos de trechos longos, planeje com antecedência quais atividades realizará para cobrir todo o período da viagem. Quem sabe até uma sesta pode ser relaxante e renovar as energias positivas?

Às vezes, a forma de encarar os problemas pode indicar o caminho para contorná-los. Alternativas que orientem sobre como perder o medo de avião poderão surtir excelentes efeitos quando a mente estiver disposta a vencer desafios.

O apoio psicoterapêutico é fundamental 

Para quem tem medo de avião, ultrapassar 11.000 metros de altitude pode incomodar bastante e gerar muito desconforto. Como a insegurança é causada pela ansiedade excessiva, quando a situação foge ao controle, a melhor alternativa é buscar auxílio psicoterapêutico.

A ajuda profissional pode ser a melhor solução para superar as barreiras sobre como perder o medo de avião e fazer uma viagem tranquila. A utilização de terapias adequadas podem reduzir os desajustes emocionais, assim como promover a recuperação da saúde e o bem-estar de quem enfrenta esse problema

Gostou deste artigo? Então, não perca tempo: siga-nos pelo Facebook, YouTube, Instagram e Google+ e acompanhe mais novidades!

 

Escolher
Mais informações?
Olá!
Como podemos te ajudar?
Escolha com qual equipe deseja conversar: