(11) 2362-6620 | (11) 95721-5636 [email protected]

Hipnose para dormir: conheça essa alternativa para tratar insônia!

A insônia é um dos problemas mais comuns da vida moderna e é caracterizada pela dificuldade em adormecer e manter um sono tranquilo. Diante disso, conhecer os benefícios da hipnose para dormir pode ser uma alternativa viável para minimizar essa questão.

Muitos fatores podem influenciar a qualidade do sono e impedir que o indivíduo consiga relaxar e ter um sono reparador. Os casos mais simples são de fácil solução. Os mais graves, porém, necessitam de tratamento mais específico, provavelmente buscando a ressignificação de traumas. Tendo isso em vista, é preciso analisar as melhores soluções para tratar a insônia.

Nesse sentido, veja como as técnicas de hipnose podem reverter a situação e melhorar a qualidade do sono de quem enfrenta esse problema. Boa leitura!

Quais as causas da insônia?

É bom saber e considerar que a insônia pode ter várias causas. Existe uma infinidade de fatores que podem causar a insônia, dos quais, podemos citar:

Estresse

O estresse compromete o estado de equilíbrio do organismo, o que o torna um dos principais vilões da insônia. Preocupações excessivas, problemas familiares e questões não resolvidas no trabalho podem contribuir para elevar o nível de estresse.

De modo geral, as insônias provocadas por estresse são curtas. Entretanto, problemas não resolvidos podem gerar um ciclo vicioso. Quando a pessoa não consegue ter uma boa noite de sono para se recuperar, a insônia pode evoluir para a consolidação de hábitos, que fazem com que a pessoa se acostume a dormir mal.

Ambiente e hábitos inadequados

Um dos fatores que mais influenciam a qualidade do sono é o ambiente. Locais sem conforto, com barulho e muita luz impossibilitam uma boa noite de repouso. A melatonina — o hormônio do sono — é produzida no escuro e logo nas primeiras horas da noite. Assim, o ideal é tentar se deitar mais cedo e buscar reduzir a luminosidade no local onde se dorme.

Dormir muito tarde ou em horários diferentes também atrapalha o sono. Além do mais, alguns fatores estimulam a atividade do cérebro e impedem o seu descanso. Hábitos de ouvir música alta ou de consumir estimulantes como refrigerante e café, antes de dormir, dificultam o sono para um grande número de pessoas.

Estilo de vida

Pessoas que viajam com frequência e sofrem com o jet lag são mais expostas ao problema. Outro fator de risco são os trabalhadores em turno e que não têm hora definida para dormir ou acordar. Assim, alguns hábitos que caracterizam o estilo de vida são prejudiciais à saúde e influenciam o agravamento da insônia.

Transtornos emocionais

Dentre as condições clínicas que caracterizam a insônia crônica, estão os transtornos emocionais e alguns problemas mentais. A ansiedade excessiva e a exposição ao estresse colaboram para a ocorrência de disfunções na química cerebral. Tais mudanças alteram o comportamento e causam desajustes nos padrões de sono.

Alguns desequilíbrios emocionais como as crises depressivas, por exemplo, costumam resultar em insônia pela deficiência de serotonina. Isso porque a principal função desse hormônio é a regulação do sono e do humor.

A falta de sono pode alterar as funções de algumas estruturas cerebrais. Essa situação pode influenciar no desenvolvimento de transtornos de humor.

O que é a hipnose para dormir?

A hipnose é uma técnica que objetiva acessar o subconsciente, de um modo natural e não invasivo. Essa ação permite que a pessoa tenha contato com problemas que, mesmo aparentemente ocultos, ainda estão inconscientemente presentes e causam transtornos na vida dela.

Isso torna a hipnose para dormir uma excelente alternativa no tratamento dos distúrbios do sono. Além disso, a hipnoterapia é tão eficiente que pode minimizar também os efeitos das doenças decorrentes da insônia.

Outro benefício da hipnose é que, com o condicionamento gerado pelas técnicas utilizadas, com o passar do tempo e acompanhamento médico, é possível dispensar a necessidade de medicamentos para dormir. Isso é importante, já que a pessoa se livra dos sedativos e ansiolíticos que causam tantos efeitos colaterais.

Diante disso, pacientes que sofrem com a perda de sono durante a noite podem ser submetidos à hipnoterapia. Esse método é seguro e pode reverter definitivamente a insônia, e sem a preocupação de causar danos à saúde.

Quais os benefícios da hipnose no tratamento da insônia?

Devido à relação direta entre insônia e outros problemas de saúde, é necessário buscar medidas que viabilizem — de modo urgente — soluções ideais para esse distúrbio. Nesse sentido, convém considerar os benefícios da hipnose para dormir e os efeitos construtivos dessa terapia para a reabilitação da saúde.

Como atua na recuperação das emoções e na superação de traumas, esse método pode impactar positivamente o estado psicológico do paciente. Consequentemente, o sentimento de bem-estar, a segurança e a estabilidade emocional logo são percebidas.

Fatores como estresse excessivo, medos, fobias, traumas e limitações estão relacionados às causas da insônia. No entanto, por meio da hipnose, essas questões podem ser revertidas naturalmente e até de forma definitiva.

Como funciona a hipnose para dormir?

Começamos ensinando auto-hipnose para o cliente/paciente. Isso é importante para que a pessoa comece a perceber-se melhor. No processo de condicionamento, auxiliamos a pessoa a resgatar sentimentos, emoções e sensações positivas, que certamente começarão a trazer bem-estar ao seu corpo e à sua mente.

Um bom profissional da hipnoterapia consegue auxiliar o seu cliente a acessar o que está guardado no interior, na sua mente inconsciente. Ao despertar essas lembranças ou memórias, o hipnoterapeuta ajuda a pessoa a superá-las, através de uma profunda ressignificação. A consequência natural é o resgate da qualidade de vida, o que normalmente passa a trazer consideráveis melhoras no sono.

Entretanto, o sucesso desse procedimento depende muito da habilidade do hipnoterapeuta. Assim, é fundamental ter alguns cuidados ao escolher a clínica para se submeter ao tratamento, pois somente um profissional especializado e experiente pode auxiliá-lo na reabilitação da sua saúde.

Se você quer dormir melhor, as técnicas com o uso da hipnose podem ser o que você precisa para a recuperação da qualidade do sono e da promoção da saúde.

Agende uma Avaliação Gratuita

Se você tem dificuldade para ter uma boa noite de sono, agende uma avaliação gratuita com um dos nossos profissionais preenchendo o formulário abaixo e saiba como a Hipnoterapia pode te auxiliar a superar esse problema.

Você pode conferir a nossa participação no Programa “Como Será?” da Rede Globo e entender como funciona o nosso tratamento. O objetivo do tratamento com hipnose é devolver a qualidade de vida para as pessoas. 

Avaliação Gratuita - Artigo Hipnose para dormir

CUIDE DA SUA SAÚDE MENTAL

AGENDE UMA AVALIAÇÃO

A SIAHipnose na Mídia

Você pode gostar também:

O guia completo sobre fobia: causa, sintomas e tratamentos!

O guia completo sobre fobia: causa, sintomas e tratamentos!

A fobia é um medo descontrolado, meio irracional e que surge mediante situações, objetos, pessoas ou lugares que nem sempre representam perigo iminente. Pessoas fóbicas, quando se sentem inseguras — frente ao motivo de seus medos —, podem entrar em crise de pânico...